Opções criativas para espessar alimentos de pacientes disfágicos
Alguns pacientes disfágicos necessitam ingerir alimentos apenas na consistência pastosa, a fim de evitar aspirações laringotraqueais (desvio do percurso do alimento, que deveria ir para o estômago, para as vias respiratórias, onde deveria passar apenas ar).
Nesses casos, até mesmo a hidratação, feita comumente com líquidos, deve ser realizada na consistência pastosa.
Para transformar os líquidos ralos (exemplo: água, suco, chá, leite, café...) em pastoso, geralmente fazemos uso de espessantes industrializados. Porém, alguns pacientes têm restrições ao seu uso, devido ao fato de prenderem o intestino, além do custo elevado.
Pensando nisso, posto abaixo algumas dicas de alternativas ao uso de espessante:
É possível usas linhaça, chia e quinoa para engrossar sucos e outros líquidos.
A chia deve ser usada hidratada, em água (uma colher de chia para dois dedos de água). Dessa maneira ela se transforma praticamente em uma gelatina, que pode ser misturada à sucos, vitaminas, etc.
Os demais ingredientes, linhaça e quinoa, podem ser triturados junto a sucos.
Outras dica é o uso de gelatina incolor para engrossar líquidos finos. Porém, nesse caso, deve-se lembrar que a gelatina vira líquido rapidamente em contato com a boca. Sendo assim, não pode ser usada para qualquer paciente disfágico.
Há também a opção de biomassa de banana, que além de espessante, ajuda no funcionamento do intestino, pela quantidade de fibras e de amido.
Espero que aproveitem bem as dicas de espessantes naturais!
Em breve postarei receitas onde poderemos utilizar esses espessantes!
Ótimas as suas dicas chegaram na hora. Grata
ResponderExcluirA chia e linhaça soltam mto o intestino?
ResponderExcluirA chia sim auxilia no peristaltismo mas não chega a soltar em minha experiência não sei sobre a linhaça.
Excluir